Nenhum comentário

Filme sobre carros que entrou para a história. Era um encontro.

Hoje vamos falar de filme sobre carros. É inquestionável que a paixão dos homens pelo mundo automotivo é muito forte, somos loucos por velocidade e cultuamos as lendas sobre quatro rodas. A magia do cinema instiga o nosso fascínio por carros, as super produções nos enchem de adrenalina e novos mitos são criados, como o Camaro Bumblebee amarelo em Transformers, ou a Mustang Eleanor, de 60 segundos. Mas o que muita gente não sabe é que, entre tantas produções sobre o tema, o filme considerado um dos melhores já feitos sobre carros é um curta-metragem, contendo apenas 9 minutos, produzido apenas com um carro potente, uma câmera, um piloto de fórmula 1 e muita velocidade. Conheça abaixo a história de Cétait un rendez-vous, “Era um encontro”, de 1976.

Claude Lelouch

Claude Lelouch é um cineasta parisiense, nascido em 1937, com quase 50 filmes em seu currículo e ganhador do Óscar de melhor Filme Estrangeiro em 1967 e Cannes em 1966.

O carro

A dona do ronco exibido no curta é uma Ferrari 275 GTB, com motor V12, 3.3 de quase 300 cv. O áudio é de impressionar, o giro alto do motor, o piloto acelerando até os 200 km/h e reduzindo marchas demonstrando toda a sua destreza no volante.

Modelo Ferrari 275 GTB curta Era um encontro

Cétait un rendez-vous é cercado de mistérios, e somente em 2006 Lelouch revelou que o carro que fez o percurso por Paris foi na verdade uma Mercedes 450 SEL 6.9 V8 de 290 cv, por ser um automóvel mais macio, emplacando na lista de melhores sedãs esportivos da história. As imagens teriam sido feitas com o Mercedes, mas o ronco seria mesmo do esportivo italiano.

Mercedes 450 SEL v8 que atravessou Paris no curta Era um encontro

O Filme sobre carros que entrou para a história

Em 1978, Lelouch instalou uma câmera giroscópica em um carro esportivo e convidou um amigo, piloto de fórmula 1, para atravessar o centro de Paris na maior velocidade que conseguisse. O cineasta francês não conseguiu a liberação das vias públicas portanto, o trajeto deveria ser feito perto das 5:30 da manhã, aproveitando o pouco movimento.

Era um encontro, C´était un rendez-vous, filme sobre carros que entrou para a história

Em menos de 9 minutos o piloto, até hoje não identificado, percorreu de Porte Dauphine até a basílica de SacreCour, através do Louvre. Acelerando, reduzindo marcha, giro alto, furando semáforos e , em alguns momentos até seguindo na contra-mão, a adrenalina toma conta de quem assiste esse clássico.

Ao chegar na Basílica, uma garota está esperando, a atriz Gunilla Friden, namorada de Lelouch esperava pelo seu par sem saber que aquilo se tratava de um filme. Realmente, “Era um encontro”. Sem saber, Lelouch havia produzido o filme sobre carros que entraria para a história.

Após a divulgação do curta pouco tempo depois, Lelouch foi preso mas nunca revelou a identidade do habilidoso condutor. Em 2003, o o cineasta foi convencido a remasterizar a sua obra, a distribuição em DVD tornou Cétait un rendez-vous conhecido mundialmente.

Em 2006, a banda escocesa Snow Patrol pediu para utilizar trechos da obra de Lelouch, foi a primeira vez que Cétait un rendez-vous foi utilizada comercialmente.

Confira abaixo o incrível C´était un rendez-vous com o áudio original de arrepiar: